Mini Jardim de Quarentena

"Este projeto foi contemplado pelo edital de Artes Visuais - Lei Aldir Blanc - Concurso nº 03/2021 - Secretaria de Cultura - Governo Federal"

Título: Mini Jardim de Quarentena
Dimensões: 29,5 cm x 41 cm
Técnica: Mista (Aquarela, Guache, Acrílica e Grafite) sobre papel Montval 300g²
Ano: 2021
Fig 1 - "Mini Jardim de Quarentena", 2021



Esta proposta se trata de uma pintura sobre papel (Fig. 1), utilizando técnicas mistas, prioritariamente aquarela, com aplicações de guache, acrílica e grafite. A temática botânica, especificamente cactos, faz parte de uma pesquisa pessoal que teve início em 2020, na ocasião da primeira fase da quarentena do COVID19. Nesta ocasião, iniciei o estudo e o cultivo de cactos, que me permitiu imergir num processo de experimentação, que envolvia o cultivo, cujas plantas que eu ia cultivando e se tornavam modelos e inspiração para minhas pinturas. Nesta composição, represento alguns cactos (Fig.2), que cultivo desde o inicio de 2020 e que ao longo desse período pude acompanhar as fases de desenvolvimento, a escolha dessas plantas que apresento nesta proposta, se deve ao fato de estarem comigo durante todo o início da pandemia até o momento atual, sendo assim parte essencial da minha produção e também da minha poética.
 No período mais crítico do isolamento social, o contato com a terra e com as plantas me proporcionou paz mental, me inspirou e direcionou minha produção poética, a experimentação no uso das cores e a alternância de técnicas me ajudaram a desenvolver imagens que expressavam minha personalidade.

Fig.2 Composição com cactos, cultivados durante a quarentena (COVID19/2020) juntamente com a obra finalizada. ("Mini Jardim de Quarentena", 2021)

Através da transparência e fluidez da aquarela, juntamente com a textura obtida através das diversas camadas de sobreposição, me atrevi a explorar marginalmente o grafite que me possibilitou texturas e sombras, assim como a explosão de verde que o néon das acrílicas (Fig. 3) me ofereciam, com sua transparência num acabamento quase arrogante, sobre a aquarela e que ao ser exposta a luz negra, revela seu brilho inusitado e ao mesmo tempo um aspecto sombrio para a obra.

Fig 3 - "Mini Jardim de Quarentena", 2021 (Detalhe da obra exposta sob luz negra)

Cactos por si já são elementos extremamente simbólicos e expressivos, assim como nós, se adaptam ao clima árido e escasso, nós também estivemos todo esse período nos adaptando e sobrevivendo a um inimigo invisível e experimentamos uma vida, com menos recursos materiais e sociais, mascarados, ousamos sobreviver nesse solo árido e escasso, provocado pela pandemia.
 Esta obra poética vai além da tinta, do papel e do cultivo de plantas ornamentais, para mim é um processo performático que envolve o período de uma vida, no meio de um caos mundial. É o meu próprio relato de sobrevivência.

Comentários