eXistenZ - de David Cronenberg (1999)

Resenha do filme: eXistenz  - de David Cronenberg (1999)

Um grupo de jogadores está reunido para experimentar a mais recente criação de Allegra Gueller, um jogo virtual chamado “eXistenZ”. Mas o que ser parece o início de uma emocionante aventura dá lugar a assassinatos, traições com um enigmático desfecho.
           
Num tempo em que jogos virtuais são uma realidade tão viciante a ponto de converter seus seguidores como uma verdadeira religião, um grupo de jovens se reune numa igreja para experimentar um novo jogo, o existenz. Para conduzir os doze jogadores escolhidos para essa emocionante e desejada experiência, está presente a programadora de jogos e criadora do existenz, Allegra Gueller, que ao dar início ao processo de conexão  com os demais participantes, sofre um atentado contra sua vida, sendo baleada. O autor do disparo é um fanático pertencente a um grupo que se opõe ao trabalho desenvolvido por Allegra.
           
Allegra se vê obrigada a fugir, conduzida pelo segurança Ted Pikul. Sem poder confiar em ninguém da empresa para qual trabalha, Allegra vê em Ted uma pessoa em que pode confiar.
Tendo sido danificado durante o atentado, o Console de Allegra, equipamento orgânico com o qual se conecta ao jogo, Allegra convence Ted, que nunca jogou e nem está adaptado para entrar no jogo,  a fazer um implante de bio-portas. Assim com um parceiro de jogo ela pode de dentro do existenz encontrar dentro do jogo o motivo da anomalia e assim consertar.
           
Para piorar a situação, existe uma recompensa pela cabeça de Allegra e a destruição do existenz.  Após um implante mal sucedido em Ted, os dois se instalam num chalé que julgam ser um local seguro. Inicia-se uma nova etapa da aventura, o existenz simula a realidade tão precisamente no ambiente virtual, que Ted chega a ter receio em continuar no jogo.



A aventura se passa num futuro indeterminado. Tem início numa igreja, que aparenta ser de uma época anterior. Essa igreja parece ser um local regularmente frequentado pelos jogadores. A seguir, os personagens principais percorrem estradas, hospedagens e chalés, para em seguida já dentro do jogo que é uma réplica perfeita da realidade, descobrir um mundo pulsante, repleto de cor, texturas e aromas. São cenários que recriam um restaurante chinês, um criadouro de anfíbios mutantes disfarçado de criadouro de peixe e finalmente um setor de produção que na realidade é uma estábulo, com feno e material cirúrgico.



A atriz Jennifer Jason Leigh interpreta Allegra Guiller , uma programadora de jogos idolatrada por uma crescente legião de jogadores.
Ted Pikul, o segurança inseguro que lentamente se revela frio e determinado é interpretado pelo ator Jude Low, possuidor de um belo currículo, atuou também em “O amor não tira férias” e “Cold Montain”.
                       

Este filme apresenta dispositivos curiosos. O console, por exemplo, que consiste num dispositivo orgânico composto por órgãos e sistema nervoso de anfíbios mutantes e DNA sintético. Seu formato é engraçado, parece uma geléia em formato fetal que emite uns grunhidos e se mexe quando tocado. O aparelho celular de Ted Pikul segue a mesma linha, mas se parece com uma barra de sabonete de geléia luminosa.



Outros dispositivos interessantes e que chamam muito a atenção são: os anfíbios mutantes de duas cabeças, que na verdade são uma mistura de anfíbio, salamandras e lagarto. E as armas feitas com o esqueleto do próprio anfíbio mutante e que dispara dentes humanos ao invés de balas.



Existenz é um filme que mostra uma realidade possível. É uma produção bastante parecida com Matrix, mas sem o domínio das máquinas que são substituídas por um organismo vivo que se alimenta da própria energia vital do jogador com que se conecta, como um parasita.
           
Os jogos virtuais estão presentes na rotina do ser humano, portanto, não é mais extraordinário e nem causa estranhamento a maioria das pessoas. Durante quase todo o filme,acreditamos que alguma coisa está acontecendo na realidade que parece estar se interligando ao mundo virtual e isso é intrigante.

Este filme propõe uma análise voltada para o futuro da humanidade, futuro esse que chega a ser mencionado por Allegra. A evolução tecnológica permite infinitas possibilidades de aperfeiçoamento e manutenção da vida. Mas não nos prepara para as consequências.

Confira o trailer e divirta-se!






Existenz
EUA, 1999
Elenco: Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, Willen Dafoe.
Diretor: David Cromenberg
Duração: 97 minutos.


Por: Ilda Santa Fé